Chegou a hora de aumentar a doação de sangue e o Junho Vermelho está aí! Veja como e onde fazer em Curitiba e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.
A doação de sangue é um dos gestos mais simples, bonitos e eficientes para ajudar o próximo. Mesmo com tamanha importância, os estoques de hospitais e bancos de sangue estão sempre trabalhando em baixa e é preciso mudar esse quadro urgentemente.
Campanhas de conscientização, como o Junho Vermelho, reforçam o pedido e fazem um alerta que precisa ser ouvido mais do que nunca. Para ajudar nesse momento tão importante, a Truck Center apresenta todas as informações e dicas para quem deseja entrar nessa corrente do bem.
Junho Vermelho: reforço na doação de sangue
Quem realiza a doação de sangue ocupa apenas alguns minutos do dia, mas contribui para que uma vida possa ser salva. Criada para estimular mais pessoas a doarem também, o Junho Vermelho acontece em uma época crítica do ano, onde o frio acaba espantando ainda mais doadores.
A campanha foi criada pelo Ministério da Saúde em 2015 e a justificativa é a baixa adesão dos brasileiros. De acordo com dados do próprio governo, apenas 16 a cada mil brasileiros são doadores.
O número é considerado baixo e definitivamente pode ser aumentado, pois chegou a hora de todos nós fazermos parte!
Quem pode doar sangue?
Confira os requisitos básicos para fazer a doação de sangue:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais ou responsável legal) e portar documento oficial com foto;
- Pesar mais de 51 quilos;
- Estar descansado, alimentado e hidratado no dia da doação (evitando comer alimentos gordurosos antes);
- Homens podem doar até 4 vezes por ano, com intervalos de dois meses e mulheres até 3 vezes com intervalos de 3 meses entre cada visita.
Quer saber se há algum impedimento? Confira a lista do governo com as orientações sobre quem não pode fazer a doação de sangue.
Principais dúvidas sobre a doação de sangue
Chegou a hora de descobrir todas as respostas sobre a doação de sangue.
Doar sangue dói?
O procedimento é muito simples e praticamente indolor, podendo ser feito sem nenhum problema.
Pessoas com tatuagens e piercings não podem tatuar?
Podem sim! Essa informação é para compartilhar com os amigos que possuem tatuagens ou perfurações e sempre quiseram doar sangue. Para isso, basta que a pessoa espere 6 meses após a realização do procedimento.
Para quem possui piercing oral ou genital o prazo é de 12 meses.
Quem tomou a vacina contra a COVID-19 pode doar sangue?
Sim! Basta esperar um pequeno tempo. A janela é de 48 horas para quem tomou a vacina Coranovac e de 7 dias para quem recebeu doses da AstraZeneca, Pfizer e Janssen.
Onde posso fazer a doação de sangue?
É muito fácil agendar o horário da sua doação de sangue e pode ser feito pela internet. Para te ajudar, confira como marcar a sua visita nos principais bancos de sangue de Curitiba.
HEMEPAR
HEMOBANCO
BANCO DE SANGUE DO HOSPITAL DE CLÍNICAS
BANCO DE SANGUE DO HOSPITAL ERASTO GAERTNER
Vamos aumentar os estoques nos bancos de sangue! Compartilhe este conteúdo com sua família e amigos e incentive mais pessoas a doarem.